• nutrigabrielacarvalho

GUACAMOLE

Atualizado: Mai 31


Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer #guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.


O principal ingrediente é o #abacate que é maravilhoso pra muitas coisas, inclusive pra ajudar no emagrecimento, porque apesar de gorduroso (já já eu explico essa gordura aí) ele promove saciedade por mais tempo, sendo um ótimo ajudante no tratamento da compulsão alimentar. Sobre a gordura, é proveniente do ácido oleico que é uma gordura monoinsaturada, sendo um excelente alimento contra os genes do câncer, e contra inflamação crônica (muito comum na obesidade). Além disso o abacate ajuda no controle do estresse, devido ao beta sitosterol que controla justamente o hormônio do cortisol; também age na hidratação da pele e do cabelo (santa vitamina E!).


A lista de benefícios do abacate é grande, parte por seus nutrientes: Cálcio, Potássio, Vitamina C, Fósforo, Manganês, Magnésio, Lipídios, Ferro, Cobre, Zinco, Vitamina E, Vitamina A; e graças aos seus compostos bioativos: carotenóides, ácido ascórbico, compostos fenólicos, tocoferóis, fitoesteróis.


Ingredientes: ⠀

- Abacate maduro (1 unidade grande) ⠀

- Tomate (1 unidade grande) ⠀

- Cebola (1 unidade média) ⠀

- Alho amassado (1 unidade) ⠀

- Sumo de limão Taiti (1 unidade) ⠀

- Sal e pimenta do reino (a gosto) ⠀

Modo de preparo: ⠀

1. Amasse o abacate e adicione os temperos picados. ⠀

2. Consuma imediatamente (pode haver alteração na coloração)⠀

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