• nutrigabrielacarvalho

ALIMENTAÇÃO NA MELHORA DA IMUNIDADE

Atualmente estamos vivendo uma enorme preocupação em relação a imunidade devido a pandemia do coronavírus. A #alimentação tem um papel muito importante, porém, é preciso que fique claro que não há alimento isolado que faça milagre, não há shot nem chá que cure o coronavírus, mas alguns podem ajudar bastante. O mais importante a ser entendido é que para se ter uma boa #imunidade, é preciso se alimentar e dormir bem periodicamente, praticar atividade física e manter a saúde psicológica.


A sinergia do conjunto completo de como você cuida das suas 24h diárias é o que vai fazer diferença na sua imunidade à longo prazo, e consequentemente em como você enfrentará essa e qualquer outra doença.


Não é sobre o que você fez hoje para ter resultado amanhã, mas sim, sobre o que você faz todos os dias para ter resultado no dia que precisar.

O sistema imunológico é um conjunto de diversos tipos de células que irão proteger o organismo contra os agentes agressores: bactérias, vírus, fungos, parasitas, células estranhas, etc.


Principais sintomas de Imunidade baixa:

· Queda de cabelo;

· Unhas enfraquecidas;

· Cansaço excessivo;

· Náuseas, vômitos e diarreia;

· Inflamações como otite ou de garganta, frequente;

· Herpes;

· Tosse crônica;

· Entre outras...


Se você apresenta alguns desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação.



Então, como a alimentação pode ajudar a ter uma imunidade mais forte?


1. Beba água – Manter-se hidratado é essencial para a sobrevivência, principalmente quando ficamos doentes;


2. Frutas cítricas – Essas costumam ser ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante que vai ajudar a exterminar os corpos estranhos. Como a laranja, acerola, kiwi, limão, tangerina, etc;


3. Alimentos fontes de ácido fólico – esse nutriente ajuda na produção de células dos glóbulos brancos, os famosos “soldados” do nosso sistema imunológico. São eles: vegetais verde escuro, feijões, cogumelos e fígado;


4. Vitamina E e Zinco – Também essencial para o sistema imunológico, principalmente para pessoas idosas. Estão presentes nas castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, etc);


5. Ômega-3 – Principalmente porque previne de inflamações.


6. Probióticos – Como o kefir, kombucha e chucrute. Isso porque melhora a microbiota intestinal, protegendo de invasores.



Outros alimentos que ajudam a melhorar a imunidade:


· Água: É essencial manter a boa hidratação, quando ficamos com qualquer tipo de infecção, o nosso corpo requer mais água.

· Alho: Tem sido considerado um importante imunomodulador (regula o sistema imunológico) e altamente antioxidante, além de outros benefícios.


· Cúrcuma: Protegem o núcleo das células e são anti-inflamatórios, aumentando a resposta imunológica.


· Cacau: Possui alta concentração de polifenóis que têm sido associado à ações antioxidantes e imunomoduladoras.


· Cravo: Importante ação antioxidante que ajuda a superar os sintomas de infecção.


· Chá-branco e chá-verde: São provenientes da mesma planta, porém com o tempo de colheita distinto, a principal diferença entre eles acaba sendo o teor de cafeína, quanto mais nova a folha, menos cafeína tem. Tem importante papel no tratamento de pneumonias e na prevenção de infecções, entre outros.


· Gengibre: Tem importante papel no recuperação das inflamações.


· Mel e pólen: São poderosos nos processos anti-inflamatórios, tanto na prevenção quanto no tratamento. Melhora a recuperação dos tecidos, fazem com que o corpo reage mais rápido à inflamação, diminui a intensidade de alergias respiratórias.


· Própolis: Tem poder de esterilização, sendo um dos produtos que mais apresenta flavonóides nas composição. Aumenta o potencial da vitamina C, reforçam as paredes dos vasos e artérias, tem ação anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antioxidante, antivirais, bactericida e combate alguns tipos de gripe.



Se você quiser saber mais assista à LIVE pelo canal do Youtube


ATENÇÃO: Nada do que está sendo dito aqui substitui o uso do medicamento prescrito pelo médico.


Deixe aqui nos comentários o que você faz para melhorar a sua imunidade, aproveite para compartilhar com seus amigos.


Beijos da Nutri,

Gabriela Carvalho

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