• nutrigabrielacarvalho

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA QUALIDADE DO SONO



Imagina ter uma qualidade de sono tão boa que independente do tempo que você leve dormindo você consiga acordar bem disposto para garantir um dia muito produtivo?


Conseguiu imaginar?


Ou é algo que para você parece impossível?


É muito comum ouvir de um empresário realmente bem sucedido que ele dorme pouco e trabalha muito. Mas qual é o segredo dessas pessoas para ter toda essa disposição mesmo dormindo pouco?

Bem... o segredo é: faça o seu corpo aproveitar melhor as horas dormidas, mesmo que sejam poucas.


E como isso é possível?


Basicamente o que você precisa fazer é cuidar da qualidade da sua saúde/vida. Preste bem atenção em como esses empresários cuida da própria #saúde. Normalmente são pessoas que prezam por uma alimentação saudável de qualidade, praticam atividade física regularmente e, não é difícil encontrar os que incluem a prática da meditação nesse combo.


Ou seja, a boa e velha receita de cuidar do #corpo e da #mente, e isso inclui cuidar da qualidade do sono.

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Antes de tudo eu preciso explicar que a qualidade do sono não depende do tempo que você dorme, isso é particular de cada pessoa. Uma pessoa pode dormir de 10h a 12h por exemplo e ainda assim acordar se sentindo cansada, indisposta e com a sensação de que quase não dormiu, enquanto outras pessoas podem dormir de 4h a 6h por dia e se sentirem completamente dispostas, animadas e revigoradas.


Um dos fatores mais responsáveis por isso é a liberação de um hormônio chamado Melatonina, esse hormônio é secretado por volta de 2h antes do horário habitual de dormir, atingindo o nível máximo entre 3h e 4h variando de cada indivíduo. A síntese desse hormônio é regulado pela luz, seja ela natural ou artificial, sendo assim, a vida tecnológica atrapalha bastante essa liberação favorecendo às insônias, cansaço, fadiga diurna, e noites mal dormidas.


Mas veja bem, a Melatonina ela regula o sono, ou seja, faz com que você realmente descanse enquanto dorme, ela avisa ao seu corpo que está na hora de ir dormir mas não é a responsável por fazer você dormir, por isso que tomar suplementação de melatonina não é como você tomar outro sonífero comum do mercado, porque você vai precisar criar todo o ambiente e se manter desconectado para ter efeito, mas aí pode ser que você consiga isso sem precisar da suplementação.

Enfim... o que tudo isso tem a ver com a alimentação?

Acontece que alguns alimentos são precursores desse hormônio e outros têm um efeito mais direto em te colocar para dormir.



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8 Hábitos que te ajudam a ter um melhor sono:

  1. Faça refeições mais leves antes de dormir: Alimentos que são muito pesados, com uma qualidade ruim como as frituras, alimentos embutidos, massas, entre outros, necessitam de muito tempo para fazer a digestão e sobrecarregam demais o fígado, dando aquela sensação de mal-estar à noite, sono agitado, pesadelos, cansaço ao acordar, refluxo e azia. Alimentos mais leves são mais fáceis de serem digeridos e garantem uma qualidade do sono muito melhor.

  2. Evite alimentos que podem causar desconfortos abdominais: Alguns alimentos são muito ricos em enxofre como por exemplo: couve-flor, brócolis, feijão, cebola, alho, melão, ovos, etc, o que gera uma produção maior de gases podendo causar muito desconforto na hora de dormir.

  3. Evite frutas cítricas antes de dormir: Isso porque essas frutas são muito ricas em Vitamina C que deixa o corpo agitado.

  4. Aproveite as gorduras boas: Alimentos como abacate, coco fresco e azeite são ricos em gorduras boas que favorecem a síntese da melatonina.

  5. Consuma chá calmante: Chás como o de camomila, de melissa, hortelã, erva-doce, maracujá, entre outros são bem calmantes, ajudam a relaxar e ter uma boa noite de sono.

  6. Fuja da cafeína: É um importante estimulador, então a não ser que você prefira ficar acordado, evite alimentos que possuem muita cafeína como o próprio café e chás torrados em geral.

  7. Carboidratos integrais em certas quantidades não são vilões: esses carboidratos são ricos em triptofano que auxilia na produção do hormônio Melatonina.

  8. Outros alimentos que auxiliam na qualidade do sono: Banana, Aspargo, Nozes, Aveia, Alface, Sementes: linhaça, chia, girassol, gergelim, etc., Gengibre, Camomila, Maracujá, Hortelã, Melissa, Capim-cidreira.

Entretanto, mais do que dormir bem, para garantir uma boa #produtividade é preciso acordar bem. E para isso segue alguns hábitos para ajudar a acordar mais disposto:

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· Beber água em jejum: esse simples hábito faz com que você comunique ao seu corpo de que acordou e faz com que ele desperte fazendo os movimentos peristálticos (internos).

· Não exagere no café: parece estranho, mas o café em excesso pode deixar mais cansado e com menor disposição. O recomendado são até 2 xícaras pequenas de café sem açúcar.

· Consuma alimentos ácidos: Um bom suco de laranja sem açúcar ou uma salada de fruta bem ácida é um excelente estimulante.

· Alimentos frescos e integrais: Oferece a quantidade ideal de nutrientes para te deixar bem disposto a encarar o dia.


Deixe aqui nos comentários como é a sua rotina antes de dormir, aproveite para compartilhar com seus amigos.


Beijos da Nutri,

Gabriela Carvalho

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